Notícias Jurídicas Retiradas do Site CONJUR
Link do post original ao final da notícia.
A promulgação da Emenda Constitucional nº 141, em 16 de outubro de 2026, encerrou a tramitação da reforma que retira da escala 6×1 o status de padrão de organização do trabalho no país. A emenda assegura dois dias de repouso semanal remunerado, sem redução salarial, e reduz a jornada máxima em duas etapas: 42 horas semanais dois meses após a publicação e 40 horas um ano depois. O direito aos dois dias de descanso também passa a valer ao fim dos dois primeiros meses.
O lema “fim da escala 6×1”, porém, deixa uma pergunta em aberto: a partir da vigência da reforma, estará proibido trabalhar seis dias numa mesma semana? Não. O próprio texto constitucional admite que, em determinadas semanas, o trabalhador descanse apenas um dia, desde que a folga faltante seja compensada dentro do mês-calendário. Compreender os contornos dessa exceção é o que separa a aplicação fiel da reforma de sua neutralização na prática.
A nova redação do artigo 7º, inciso XV, da Constituição assegura repouso semanal remunerado de dois dias, um deles preferencialmente aos domingos. O § 2º do mesmo artigo, por sua vez, permite que, “excepcionalmente”, convenção ou acordo coletivo estabeleça regime compensatório que garanta, na média, dois dias de repouso semanal remunerado dentro do mês-calendário, com pelo menos um dia de descanso no período máximo de uma semana de trabalho.
Como regra, portanto, cada semana deve comportar duas folgas. No regime excepcional, uma semana com uma única folga pode ser equilibrada por outra com descanso adicional. Uma escala que alterne semanas de uma e de três folgas atende à média sem dificuldade. Já uma escala que mantenha três semanas seguidas no modelo 6×1 e concentre as folgas restantes na última semana do mês também fecha a conta, mas dificilmente resistirá ao teste do “excepcionalmente” e da finalidade do repouso. A reforma supera a 6×1 como organização habitual, mas não elimina toda sequência de seis dias trabalhados.
A redução da jornada não resolve essa questão. Limite de horas e repouso são garantias distintas: o primeiro define quanto se trabalha; o segundo, como o tempo livre se distribui. Quarenta horas podem ser cumpridas em cinco ou em seis dias, com consequências muito diferentes para a vida fora do trabalho.
A Constituição tampouco exige que as duas folgas sejam consecutivas ou que coincidam com o fim de semana. Mas a localização e a previsibilidade do repouso condicionam seu aproveitamento. Um calendário conhecido com antecedência permite organizar cuidados familiares, consultas, estudos e convívio; folgas fixadas ou alteradas de última hora esvaziam essa finalidade, ainda que o total mensal seja atingido depois.
A exigência de ao menos um dia de descanso “no período máximo de uma semana de trabalho” não surge do nada. Ela leva ao texto constitucional o entendimento consolidado na Orientação Jurisprudencial 410 da SDI-1 do Tribunal Superior do Trabalho, segundo a qual viola o artigo 7º, XV, a concessão do repouso semanal remunerado após o sétimo dia consecutivo de trabalho, o que impõe seu pagamento em dobro.
Essa continuidade tem consequências práticas. Primeiro, oferece um piso seguro para o regime compensatório: nenhuma negociação poderá empurrar a folga para além do sétimo dia. Segundo, aponta para a sanção já conhecida nos casos em que a compensação não se completar. A lógica da OJ 410 e da Súmula 146 do TST, que manda pagar em dobro o repouso trabalhado e não compensado, oferece a referência natural para as folgas que faltarem ao fim do mês, sem prejuízo do exame da validade da própria norma coletiva.
O § 2º impõe, desde logo, exigências formais e quantitativas. A compensação depende de convenção ou acordo coletivo, e não pode resultar de decisão unilateral do empregador nem de ajuste individual. A média de dois dias deve ser alcançada dentro do mês-calendário, e não em ciclos mais longos. E o descanso mínimo a cada semana de trabalho permanece intocável. O uso contínuo de semanas 6×1, sem as folgas adicionais correspondentes no mês, não atende à nova disciplina.
O advérbio “excepcionalmente” também precisa produzir efeitos jurídicos. Ele indica que a compensação mensal não foi concebida como alternativa equivalente à regra semanal, disponível a qualquer setor por mera conveniência. Isso não significa vedar, de antemão, seu uso por atividades com necessidade permanente de organização diferenciada; o texto constitucional, aliás, menciona expressamente os trabalhadores sujeitos a regimes diferenciados previstos em lei ou norma regulamentadora. Significa que a norma coletiva deverá se justificar por essa necessidade, e não apenas reproduzir a escala anterior com nova roupagem.
No Tema 1.046 da repercussão geral, o Supremo Tribunal Federal afirmou a constitucionalidade de acordos e convenções coletivos que limitem ou afastem direitos trabalhistas, independentemente de vantagens compensatórias explícitas, desde que respeitados os direitos absolutamente indisponíveis. A CLT, por sua vez, inclui o repouso semanal remunerado no rol do artigo 611-B, que define como objeto ilícito de negociação a supressão ou a redução de determinados direitos.
A nova emenda reorganiza essa relação. Para o repouso, não é preciso extrair de uma autorização genérica o espaço da negociação: a própria Constituição o delimita. A compensação mensal nos termos do § 2º não suprime nem reduz o repouso, já que o total de folgas se mantém; apenas o redistribui, com autorização expressa. Por isso mesmo, o que ultrapassar esses limites recai na vedação do artigo 611-B. Norma coletiva que resulte em menos de dois dias de repouso em média no mês, ou em mais de seis dias seguidos de trabalho, não estará redistribuindo descanso, e sim suprimindo-o. Pela mesma razão, não se admite substituir o gozo das folgas por uma equivalência meramente contábil, como a conversão em pecúnia.
A emenda não se esgota na regra do repouso. Ela afasta as normas de duração e controle de jornada para empregados com diploma de nível superior e remuneração igual ou superior a 2,5 vezes o teto do Regime Geral de Previdência Social, mas ressalva a garantia do repouso semanal. Mesmo onde a jornada sai do controle constitucional, portanto, as duas folgas permanecem. O texto também prevê, no § 3º do artigo 7º, que lei discipline regimes diferenciados, e admite medidas de adaptação para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte por lei complementar, condicionadas à manutenção dos empregos. Até que essa regulamentação venha, o § 2º é o principal espaço de flexibilização do repouso, e seus parâmetros bastam para orientar a negociação e o controle judicial.
Há, ainda, um efeito imediato sobre os instrumentos coletivos em vigor: cláusulas incompatíveis com a nova disciplina perdem validade ao fim do prazo de 60 dias. Sindicatos e empresas que hoje operam em 6×1 têm, portanto, dois meses para negociar regimes que se enquadrem no § 2º ou para migrar para a regra semanal.
A controvérsia que chegará à Justiça do Trabalho será menos abstrata do que parece. Não bastará perguntar se a compensação mensal é permitida, pois a emenda responde que sim. Será preciso examinar o conteúdo da norma coletiva, a distribuição efetiva das folgas no mês, o respeito ao limite de seis dias consecutivos e a fruição real dos descansos, e não apenas sua previsão na escala.
Ganharão peso os instrumentos de implementação: antecedência mínima para divulgação das escalas, critérios transparentes para sua alteração, registro das folgas e fechamento mensal da compensação. Não são requisitos expressos do § 2º, mas são o que permitirá à fiscalização e ao juiz verificar se a média foi cumprida e, ao empregador, demonstrá-lo. Normas coletivas que os prevejam tenderão a ser mais estáveis; as que se limitarem a repetir a fórmula constitucional deixarão a prova para o processo.
A Emenda Constitucional nº 141/2026 mudou a regra, e não apenas o número de folgas. Mas só terá mudado a vida de quem trabalha seis dias por semana se o “excepcionalmente” do § 2º for levado a sério. Caberá aos sindicatos, à fiscalização e, por fim, ao TST, que já tem na OJ 410 um ponto de partida, impedir que a exceção mensal se torne a antiga regra semanal com outro nome. A pergunta do título, afinal, tem resposta: o sexto dia de trabalho sobreviveu à reforma; a escala 6×1 como modo habitual de vida não deveria sobreviver.